Sobre estar exausta
Eu sinto que tudo que leio por aí é sobre como estamos exaustos. Mas eu estou realmente exausta.
Eu acordo já exausta, falo para mim mesma não ir correr, porque só vai piorar. Eu vou e melhora. Chego em casa e vou preparar o café da manhã, exausta. Eu como e melhora. Vou trabalhar e nem vou entrar nos detalhes da exaustão. Ontem eu chorei, de tão exausta. Chego em casa e vou preparar o almoço do dia seguinte, exausta. Faço outras mil coisas que estão pendentes e quando vou dormir, cá estou eu, exausta.
É cíclico, é rotineiro, é todo dia. Quanto mais louça para lavar, mais louça aparece. Quanto mais fogo para apagar, mais fogo aparece.
Não sei se é burnout, inferno astral ou o novo normal. Só sei que estou aqui escrevendo esse e-mail hoje bem exausta.
Não tem como falar de exaustão sem pensar no trabalho invisível das mulheres. Principalmente das mães. Como disse Silva Federici: o que eles chamam de amor, nós chamamos de trabalho não pago.
Compartilho com vocês um texto que publiquei no blog da Alveare, ONG em que atuo, sobre a conquista argentina em considerar o trabalho materno como um trabalho digno de aposentadoria:
O trabalho de feministas ao redor do globo nos mostra que a divisão sexual do trabalho e o trabalho doméstico, culturalmente atribuído como papel social das mulheres, é um dos principais alicerces do capitalismo. Neste cenário amplamente conhecido, faz com que os homens tenham a segurança e conforto necessários para trabalhar fora de casa, deixando as mulheres a responsabilidade com o cuidado que proporciona essa segurança (de alimentação, higiene e educação dos filhos).
Trecho do texto “Cuidado materno é trabalho e garante aposentadoria”
Sou só eu ou você também está exausta? A minha lista de coisas para fazer só cresce e eu não dou check em nada.
Não vou indicar nada do que fiz na última semana porque eu só sobrevivi. Eu não li nenhum livro. Eu não vi nenhum filme e eu não fui a lugar nenhum.
Você tem alguma coisa para me indicar?
Semana que vem estarei melhor.
Até mais,
Carol.